Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta segunda-feira (5) a compra, feita na semana passada, de 3,660 bilhões de euros de dívida pública no mercado secundário, menos da metade do que foi feito na semana anterior (8,6 bilhões).
Com isso, o total de compras da dívida pública pelo BCE desde o início deste programa em maio de 2010, se elevou a 207 bilhões de euros.
Como é habitual, o BCE pretende "esterilizar" na terça-feira esta operação, ou seja, pretende retirar de circulação 207 bilhões de euros com depósitos bancários para evitar que seja gerada inflação.
Na semana passada, esta operação fracassou parcialmente, já que lhe faltaram 9 bilhões de euros para alcançar a soma prevista, o que foi interpretado por alguns analistas como um sinal de que os bancos da Eurozona, preocupados com a falta de liquidez em um contexto de desconfiança mútua, sejam cada vez mais reticentes em efetuar depósitos de uma semana.
[SAIBAMAIS]Os pedidos para que o BCE aumente suas compras para evitar o contágio da crise da dívida aumentaram, mas seu presidente, Mario Draghi, reiterou na semana passada que a instituição monetária de Frankfurt não está disposta a dar este passo.