Milão - A multinacional italiana Luxottica, líder mundial na produção de óculos de luxo, comprou o grupo brasileiro Tecnol por 110 milhões de euros.
A Luxottica e o grupo Tecnol "assinaram um acordo segundo o qual a Luxottica adquire 100% do grupo Tecnol", informou nesta quinta-feira a multinacional italiana em um comunicado.
A operação custará 110 milhões de euros, afirma a nota, que acrescenta que a Luxottica adquirirá primeiro 80% da Tecnol e os restantes 20% nos próximos quatro anos.
Fundada em 1972, a Tecnol, maior grupo brasileiro do setor de óculos, teve um volume de negócios de cerca de 90 milhões de euros em 2010 e registrou um crescimento de 14% nos últimos três anos, segundo o comunicado.
O grupo brasileiro conta com uma fábrica em Campinas, região de São Paulo.
A Luxottica, que produz marcas como Ray Ban, Chanel, Bulgari, Prada e Ralph Lauren, e que se expandiu há dois anos graças a uma rede importante de lojas no Chile, Peru, Equador e Colômbia espera consolidar sua presença no Brasil, o maior mercado da região.
"É um país com perspectivas notáveis de crescimento", afirma a empresa em seu comunicado.
"A Tecnol representa para nós um sócio ideal para reforçar nossa presença no Brasil e na América Latina", comentou Andrea Guerra, diretora-geral da Luxottica.
"Para nós, a Luxottica é a líder mundial das óticas e esta operação garantirá um sucesso a longo prazo para os dois grupos no Brasil", afirmou, por sua parte, Sérgio Carnielli, presidente e fundador da Tecnol.