GENEBRA - A Organização Mundial de Comércio (OMC) pediu nesta segunda-feira (21/11) a continuidade da abertura do comércio mundial e anunciou a piora das perspectivas de crescimento mundial para 2011, segundo o relatório anual da OMC publicado nesta segunda-feira.
No relatório, o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, afirmou que devido a deterioração da economia mundial nos últimos meses, foram revisadas para baixo as perspectivas de crescimento mundial, para 5,8% em 2011, contra 6,5% na estimativa anterior.
Nesse "contexto de maior incerteza econômica e aumento dos riscos a nível mundial", advertiu Lamy, tomar medidas unilaterais para proteger a indústria nacional e deixar sem resolução os problemas mundiais pode agravar a situação desencadeando uma espiral de represálias na qual todos sairão perdendo.
O relatório da OMC indica que o crescimento das exportações dos países desenvolvidos em 2011 será de 3,7%, contra 8,5% dos países em desenvolvimento.
Em dezembro, acontecerá em Genebra uma coletiva da OMC que incluirá as negociações da Rodada Doha sobre a liberalização do comércio mundial.
As negociações sobre a Rodada Doha, lançadas há 10 anos no Qatar, seguem em ponto morto devido às divergências entre países industrializados e emergentes.