O encontro nesta segunda-feira (21/11) entre os ministros de Relações Exteriores do Brasil Antonio Patriota, e do Uruguai, Luiz Almagro, serviu para aprofundar a relação comercial entre os dois países. ;Não temos temas pendentes. Temos um excelente nível de relação. Discutimos avanços em temas comerciais e ações estratégicas;, declarou Patriota.
O chanceler brasileiro disse que a reunião também tratou de temas como infraestrutura e inovação tecnológica. ;Continuamos uma série de assuntos estratégicos, em termos de infraestrutura e também de desenvolvimento científico e tecnológico. Do lado uruguaio, [eles] estabeleceram um plano de ação ambicioso e inovador, que abre nova gama de assuntos que estamos cooperando;, ressaltou.
O encontro dos dois ministros ocorreu um mês antes da viagem da presidenta Dilma Rousseff a Montevidéu para participar da Cúpula do Mercosul, que, segundo Patriota, terá um ;novo formato; que vai permitir maior interação entre os participantes. ;Vamos inovar em alguns aspectos, inclusive com novo formato mais cooperativo entre os presidentes;, disse.
O Brasil é o principal parceiro comercial do Uruguai. No ano passado, o intercâmbio comercial ultrapassou US$ 3 bilhões. A relação comercial entre os dois países foi equilibrada, tendo o montante de exportações brasileiras atingido US$ 1,5 bilhão, mesmo valor das importações provenientes do país vizinho.