Jornal Correio Braziliense

Economia

Portugal obtém aval do FMI e deve receber lote de 8 bi de euros

Liboa - Portugal obteve nesta quarta-feira (16/11) um segundo visto positivo da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) e deve receber o lote de 8 bilhões de euros referente ao crédito de 78 bilhões de euros concedido em maio passado, disse nesta quarta-feira o ministro português de Finanças.

"A segunda avaliação trimestral do programa de assistência econômica e financeira a Portugal foi concluída hoje (quarta-feira) com êxito", disse Vitor Gaspar em uma coletiva de imprensa.

[SAIBAMAIS]"2012 será um ano decisivo para restaurar a confiança de nossos sócios internacionais sobre o êxito da recuperação de Portugal", disse o ministro das Finanças, que reconheceu que no próximo ano a "atividade econômica alcançará seu ponto mais baixo, com um retrocesso acumulado para o período 2011-2012 de mais de 4%".

Segundo as previsões oficiais, a economia portuguesa se contrairá no próximo ano em torno de 2,8% do PIB - 3% segundo Bruxelas -, o pior resultado da Eurozona, enquanto que o desemprego chegará a 13,4%.