Bruxelas - A Comissão Europeia contempla um retorno da recessão na Europa no próximo ano, e revisou para baixo as previsões de crescimento para os países europeus em 2012.
"O crescimento parou na Europa e poderíamos entrar em uma nova fase de recessão", advertiu Olli Rehn, comissário europeu de Assuntos Monetários, no documento sobre as previsões de outono (hemisfério norte) da CE.
A Grécia permanecerá em recessão no próximo ano, com um retrocesso do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,8% em 2012. A previsão contrasta com a estimativa anterior, de um crescimento de 1,1%.
Bruxelas prevê que Atenas registrará um leve retorno ao crescimento em 2013, de 0,7%.
A Comissão prevê uma estagnação da economia da Itália em 2012, mas com um déficit inferior a 3% do PIB, teto tolerado pelo pacto de estabilidade da União Europeia (UE).
[SAIBAMAIS]Bruxelas espera que o déficit italiano caia de 3,6% este ano para 2,9% em 2012 e 2,3% em 2013. Mas as previsões não levam em consideração a recente alta das taxas dos empréstimos italianos que, se persistir, aumentaria os custos financeiros do país e, portanto, o déficit.
Para a Espanha, a previsão é de crescimento de 0,7% tanto em 2011 quanto em 2012.