CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI pediu aos líderes do G20, que se reunirão nesta quinta e sexta-feira em Cannes (França), que promovam um "desenvolvimento integral humano" para superar a crise econômica.
"Espero que o encontro ajude a superar as problemas que, em todo o mundo, dificultam a promoção de um desenvolvimento humano autêntico e abrangente", afirmou Bento XVI, em uma mensagem emitida no final da tradicional audiência geral no Vaticano.
O pedido do Papa foi feito na véspera do encontro do G20, que reunirá chefes de Estado e de Governo dos vinte principais países desenvolvidos e emergentes.
A sexta reunião do G20 será realizada em um clima de tensão depois que o governo da Grécia anunciou que submeterá a um referendo o resgate do país impulsionado por França e Alemanha, deixando em suspenso a solução do problema.
O Papa convidou em seu breve discurso aos líderes das potências econômicas do mundo para que elaborem uma reforma do sistema econômico global que favorece especialmente o desenvolvimento de seres humanos.