Jornal Correio Braziliense

Economia

Wall Street fecha com sinais opostos, mas próximo da estabilidade

Nova York - A Bolsa de Nova York encerrou a sexta-feira (28/10) com seus principais índices próximos da estabilidade, em um mercado no qual os investidores fazem uma pausa após a euforia que viveram na quinta-feira.

Segundo cifras definitivas, o Dow Jones ganhou 0,18%, a 12.231 pontos, e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, perdeu 0,06%, fechando aos 2.737 pontos. Já o índice Standard and Poor;s 500 registrou alta de 0,04%, para 1.285 pontos.

"O mercado possui muitas razões para realizar lucros após os eventos anteriores", disse Gregori Volokhine, da Meeschaert Capital Market.

Entre as principais notícias do dia, a agência de classificação financeira, Standard and Poor;s, anunciou nesta sexta-feira a manutenção da nota de solvência "AAA", a mais alta possível, do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), um dia depois do anúncio do acordo europeu que busca resolver a crise da dívida.

A perspectiva da nota é "estável", destacou a agência americana, indicando assim que não considera rebaixá-la.

No mercado obrigatório, cujos rendimentos evoluem em sentido contrário aos preços, o rendimento do bônus do Tesouro à 10 anos caiu a 2,306%, contra 2,395% na véspera. Já os títulos à 30 anos fecharam a 3,352%, contra 3,446%.

Na América Latina, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta de 0,41% e a Bolsa do México fechou em queda de 0,05%.