Washington - A agência de classificação de risco Standard and Poor;s reduziu nesta quinta-feira (13/10) a nota da dívida soberana da Espanha em um grau, para "AA-", diante das "perspectivas incertas de crescimento" do país e do provável prosseguimento da deterioração do sistema financeiro espanhol.
A agência destacou que a perspectiva permanece negativa, já que o país enfrenta "crescentes riscos" devido ao elevado nível de desemprego, ao clima financeiro mais difícil e ao possível desaquecimento econômico entre os principais sócios da Espanha.
A nota "AA-" segue sendo de um nível atribuído aos emissores de alta qualidade.
Para explicar sua decisão, a S cita "as perspectivas incertas de crescimento da Espanha diante da necessidade do setor privado de acesso a financiamentos externos", no momento em que o país enfrenta taxas de juros elevadas em razão da queda da confiança.
A agência julga ainda "provável que a qualidade dos ativos do sistema financeiro espanhol continue se deteriorando", enquanto "a reforma incompleta de seu mercado de trabalho prosseguirá freando a recuperação econômica".