Jornal Correio Braziliense

Economia

Bilionário publica detalhes de seus impostos para provar que paga pouco

Washington - O bilionário Warren Buffett, que inspirou as recentes propostas do presidente Barack Obama para aumentar a tributação dos americanos mais ricos, revelou detalhes de sua renda e impostos para provar que paga menos que o contribuinte médio.

Em uma carta enviada na quarta-feira a um congressista, o terceiro homem mais rico do mundo afirma ter faturado 62,8 milhões de dólares ano passado, convertidos em um total tributável de US$ 39,8 milhões.

Buffett admite ter pago 6,9 milhões de dólares em impostos, uma taxa de 17,3%, menos, segundo ele, que a média de tributação de muitos americanos, incluindo sua própria secretária.

Na carta ao representante Tim Huelskamp, que criticou sua posição sobre os impostos, Buffet destaca que a maioria dos senadores e representantes paga mais de 30% de sua renda em impostos. "Como fazem todos os funcionários de meu escritório, exceto eu", completa o investidor.

Buffett, que tem uma fortuna superior a 50 bilhões de dólares graças a investimentos do fundo Berkshire Hathaway, respondeu assim a um pedido de Huelskamp para que provasse a veracidade de suas afirmações sobre a tributação porcentualmente menor dos ricos, com a publicação de sua declaração de impostos.

"O que seria útil é que mais milionários divulgassem seus impostos", escreve Buffett, citando entre outros Rupert Murdoch, proprietário do The Wall Street Journal, que na semana passada criticou os pedidos do investidor por mais impostos para os ricos. "Muitos milionários pagam percentuais ainda menores que eu para o governo federal", afirma Buffett.