Paris - A agência de classificação de risco, Fitch Ratings, confirmou nesta sexta-feira (7/10) a nota soberana de Portugal em "BBB-" e manteve sua perspectiva negativa, ao menos até final do ano.
A agência de classificação disse que levará em conta, para decidir um eventual futuro rebaixamento da nota, os resultados do programa da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), seu orçamento para 2012, os avanços em matéria de privatizações, assim como os riscos do setor bancário e suas perspectivas econômicas e orçamentárias a médio prazo.
A agência de classificação Standard and Poor;s havia confirmado na terça-feira a nota "BBB-" de Portugal, ao mesmo tempo em que mantinha uma perspectiva negativa, o que significa que poderia rebaixá-la nos próximos meses.
Portugal, terceiro país depois da Grécia e Irlanda a beneficiar-se de uma assistência financeira internacional, está confrontado na atualidade com novas dificuldades que afetam seus esforços para sanear suas contas públicas e endurecer o programa de austeridade já em vigor.
Na semana passada, as estatísticas oficiais revelaram um déficit no primeiro semestre maior que o esperado (8,3% do PIB) e muito longe da meta, de 5,9% para o final do ano.
Após o anúncio, o governo português reiterou seu compromisso orçamentário.