Jornal Correio Braziliense

Economia

Banco da Inglaterra injetará mais 75 bilhões de libras na economia do país

Londres - O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou nesta quinta-feira (6/10) que injetará mais 75 bilhões de libras (116 bilhões de dólares) na economia britânica, ao fim da reunião mensal do comitê de política monetária em Londres.

O BoE, que reativa assim o programa de compra de ativos que estava suspenso desde o início de 2010, manteve a taxa básica de juros em 0,5%, que está em vigor há mais de dois anos.
[SAIBAMAIS]
O programa de flexibilização quantitativa - nome oficial - foi criado em março de 2009 para ajudar uma economia britânica então em recessão. Em novembro do mesmo ano foi elevado a 200 bilhões de libras (306 bilhões de dólares), valor que se esgotou em janeiro de 2010.

A reativação do programa deve ajudar uma economia britânica estagnada há três trimestres, que registraram sucessivamente uma contração de 0,5% e crescimentos de 0,4% e 0,1%.

Segundo economistas, o programa de flexibilização de ativos demonstrou sua eficácia ao aportar quase 2% adicionais ao Produto Interno Bruto (PIB) britânico.