Jornal Correio Braziliense

Economia

Ministro canadense acusa Europa de lentidão na resolução da crise

Nova York - O ministro canadense das Finanças, Jim Flaherty, criticou severamente nesta quarta-feira (5/10) em Nova York a resposta dada pela Europa a sua crise da dívida e assegurou que a lentidão do grupo para reagir permitiu a extensão do problema.

"A situação na Europa é séria, os intoleráveis níveis de endividamento de certos países europeus e as dúvidas sobre a superação da crise representam uma ameaça para Europa, para seu sistema bancário e para a economia global", disse Flaherty ante um fórum canadense e americano sobre as ações imobiliárias.

"A lentidão da resposta a esta crise permitiu que ela se propagasse. Esta crise poderia ter sido evitada há um ano", disse Flaherty, cujo país resistiu à crise de 2008. "Até agora, a falta de clareza do plano europeu só tem exacerbado a instabilidade" dos mercados, afirmou.

Flaherty se disse favorável ao reforço dos Fundos Europeus de Estabilidade Financeira (Fesf) e a que as decisões da União Europeia quanto ao resgate da Grécia sejam tomadas o quanto antes.