Jornal Correio Braziliense

Economia

Obama quer que o Congresso vote seu plano de emprego ainda em outubro

Washington - O presidente Barack Obama voltou a pressionar o Congresso nesta segunda-feira (3/10) para que vote seu plano de incentivo ao emprego antes do final de outubro.

O presidente afirmou, em uma reunião de gabinete, que é hora dos legisladores começarem a avaliar o plano. "Passaram várias semanas desde que enviei o ;American Jobs Act; (lei do trabalho americano) ao Congresso, e como venho dizendo (durante a campanha de promoção do projeto), eu o quero de volta. Estou pronto para assiná-lo", enfatizou. "Portanto, minha expectativa é, agora que estamos em outubro, que agendemos uma votação antes que o mês termine", disse ainda.

O plano de emprego, cujo custo seria de 447 bilhões de dólares, foi apresentado por Obama no início de setembro numa tentativa de combater os 9,1% de desemprego na maior economia do mundo e restaurar a confiança em sua liderança econômica.

A peça central da proposta é uma redução do imposto para empregadores e trabalhadores, num total de 240 bilhões de dólares, medida destinada a estimular a demanda dos consumidores e incentivar as empresas a contratar novos empregados.