NOVA YORK - A Bolsa de Valores de Nova York fechou em alta nesta sexta-feira, com os investidores fazendo uma pausa após várias quedas na semana: o Dow Jones subiu 0,35% e o Nasdaq, 1,12%. Segundo dados definitivos, o Dow Jones Industrial Average subiu 37,65 pontos, a 10.771,48 pontos, e o Nasdaq, com predomínio tecnológico, 27,56 pontos, a 2.483,23 pontos.
O índice ampliado Standard and Poor;s 500, mais representativo da tendência geral e sobre o qual se baseiam os analistas para fazer suas estimativas, subiu 0,61% (6,87 pontos), a 1.136,43 pontos. "Esse dia não quer dizer, de nenhuma forma, que os problemas estejam resolvidos", disse Gregori Volokhine, diretor do departamento de investimentos da Meeschaert Nova York.
A quinta-feira "foi o dia de perigo. Agora, estamos à espera. Os investidores pensam que o fim de semana pode gerar boas notícias na Europa", completou.
Os mercados acreditam que a pressão feita pelo presidente americano, Barack Obama, e por seu secretário de Tesouro, Timothy Geithner, obrigarão o Banco Central Europeu e a União Europeia a tomar ações concretas para frear a crise grega, explicou Volokhine. "Se não acontecer nada até segunda-feira, os mercados poderão retomar a tendência de baixa", completou.
A hipótese de um calote controlado na Grécia é cada vez mais aceita em Wall Street.
Decepcionados pelas medidas de impulso à economia anunciadas na quarta-feira pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), assim como por seu pessimismo sobre a saúde da economia, as bolsas europeias e americanas caíram. A isso, se somou a desaceleração da atividade manufatureira na China.
As principais bolsas europeias se recuperaram na sexta-feira, depois de registrar na quinta-feira quedas de cerca de 5%, e fecharam com ganhos no final de pregões muito voláteis.
Em Londres, o índice Footsie-100 subiu 0,50%, o Dax, 0,63%, o CAC-40 de París 1,02%, o IBEX de Madri, 2,12% e o FTSE Mib de Milão, 1,36%. As bolsas latino-americanas, por sua vez, fecharam de forma díspar: a Bovespa terminou quase estável, com perdas de 0,09%, e Santiago de 1,37%; enquanto o México ganhou 0,41%, e Buenos Aires, um marginal 0,07%.
O mercado de títulos públicos caiu. O rendimento dos títulos de 10 anos do Tesouro subiu para 1,808% contra 1,715% na quinta-feira à noite. O rendimento dos títulos de 30 anos fechou em 2,871% contra 2,786% na quinta-feira. O rendimento dos títulos evolui no sentido oposto a seus preços.