Frankfurt (Alemanha) ; Nem a crise econômica europeia foi capaz de tirar o otimismo da indústria automobilística mundial na 64; edição do Salão do Automóvel de Frankfurt. Distribuídos em 13 pavilhões que somam 235 mil metros quadrados de área útil, 1.012 expositores apresentam até domingo muitos lançamentos no setor ; que, desta vez, está de fato focado ainda mais na questão da sustentabilidade e da eficiência energética, com produtos que ajudem a reduzir o nível emissões de poluentes. Praticamente todas as montadoras presentes mostraram pelo menos um modelo híbrido (equipado com um motor a combustão e outro elétrico) ou mesmo 100% elétrico.
As energias alternativas são a grande aposta do setor automotivo para os próximos anos, e já contam com muitos carros nas ruas (sejam eles compactos ou não), como os Toyota Prius/Camry, Honda Insight/CRZ, Opel Ampera, Nissan Leaf, Chevrolet Volt, Mercedes S400, Ford Fusion e VW Touareg, entre outros. E claro, mostram qual é a responsabilidade ambiental de cada um dos fabricantes envolvidos. Especialistas acreditam que a produção na Europa desse segmento ;ecologicamente correto; represente 15% até 2020, algo em torno de 2 milhões de veículos por ano.
Outro conceito conhecido e muito explorado nos salões é o downsizing (motores potentes de menor cilindrada), que desembarcou no Brasil com a família T-Jet da Fiat e é empregado com mais frequência nos carros globalizados. No salão, a Volvo anunciou que todos os seus novos modelos terão essa tecnologia, enquanto a Renault mostrou a versão de 1,2 litro a gasolina do Energy, com potência equivalente a 1.6 e baixo consumo de combustível e emissões de CO2.
A 64; edição de Frankfurt traz 89 premi;res mundiais, algumas que muito interessam ao mercado brasileiro, como o subcompacto up, um simpático carrinho de 3,54m de comprimento que chega este ano ao mercado da Europa, e por aqui, nos próximos três anos.