Nova York - O Bank of America - com sede em Charlotte, Carolina do Norte - anunciou nesta segunda-feira (12/9) que cortará 30.000 funcionários até 2014 como parte de uma extensa reestruturação destinada a baixar os custos de funcionamento.
Os cortes, que representam cerca de 10% dos efetivos da entidade bancária, prevê a economia de 5 bilhões de dólares no período, como parte de um projeto denominado "Project New BAC", disse o banco em um comunicado, sem maiores precisões.
"Através da implementação do Project New BAC, a companhia planeja converter-se em uma firma mais eficiente", diz a nota.
O mercado recebeu com bons olhos o anúncio e as ações do banco apresentavam alta de 1,4% na manhã em Nova York, contrapondo-se a uma sessão de fortes quedas nas bolsas mundiais pelos temores sobre a crise grega.
As ações do banco americano caíram nos últimos meses em meio às preocupações sobre seus crescentes gastos e por sua exposição aos créditos hipotecários de alto risco (subprime) antes da crise de 2008 que abalou os Estados Unidos.