A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o projeto básico da Usina Hidrelétrica Teles Pires, que será construída no Rio Teles Pires, entre os estados de Mato Grosso e do Pará. O projeto básico traz os detalhes técnicos da obra e é elaborado com base nos estudos preliminares para garantir a viabilidade técnica e o tratamento adequado dos impactos ambientais.
A aprovação do projeto básico é feita pela Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos (SGH) e tem como pré-condição a obtenção da licença ambiental de instalação, que foi concedida em agosto, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O contrato de concessão do empreendimento foi assinado em junho e o início da operação comercial da primeira unidade geradora está previsto para 30 de abril de 2015.
A hidrelétrica terá potência instalada de 1.820 megawatts e o reservatório ocupará uma área de 137 quilômetros quadrados. A usina custará cerca de R$ 3,3 bilhões e a energia foi negociada em leilão, por R$ 58,36 o megawatt-hora. O grupo responsável pela construção é formado pelas empresas Neoenergia, Furnas, Eletrosul e Odebrecht.