A economia brasileira está em ciclo sustentado de expansão, avalia o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, em nota divulgada nesta sexta-feira (2/9). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, alcançou R$ 1,02 trilhão no segundo trimestre. Na comparação com o trimestre anterior, houve crescimento de 0,8%.
[SAIBAMAIS]Para Tombini, o resultado ;confirma que a economia brasileira se encontra em um ciclo sustentado de expansão, em ritmo mais condizente com o equilíbrio interno e externo e consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012;. O centro da meta de inflação, para este ano e 2012, é 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o presidente do BC, ;a demanda doméstica continua sendo o grande suporte da economia, com o consumo das famílias registrando crescimento de 1%, em relação ao primeiro trimestre, desempenho que tem sido impulsionado pela expansão moderada do crédito às famílias, pela geração de empregos e de renda;.
Tombini destaca ainda que a formação bruta de capital fixo, ;uma boa medida do investimento;, cresceu 1,7% no segundo trimestre, em relação aos três primeiros meses do ano ;indicando que o empresariado nacional permanece confiante nas perspectivas para a economia brasileira neste e nos próximos anos;.