O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai apresentar no próximo dia 8 ao Congresso o plano do governo para estimular a geração de empregos e o crescimento econômico. Inicialmente, Obama pensou em apresentar o pacote no dia 7, mas mudou a data a pedido do presidente da Câmara de Representantes, o republicano John Boehner.
Boehner argumentou que o plano era complexo e necessitava de tempo para negociar as medidas propostas. A presença de um presidente no Congresso não é comum nos Estados Unidos. ;Washington deverá por de lado a política e começar a tomar decisões em função do que é melhor para o nosso país e não do que é melhor para cada um dos nossos partidos, a fim de relançar a economia e de criar emprego;, disse Obama.
A taxa de desemprego dos EUA atingiu em julho 9,1%. É esperado para a próxima semana o anúncio de medidas como a redução de impostos para a classe média, projetos de investimento em infraestrutura, apoio aos desempregados e aos setores econômicos que enfrentam mais dificuldades.
No próximo dia 20, o Banco Central dos Estados Unidos, o fed, reúne-se também para propor medidas de estímulo fiscal e financeiro. No fim do mês passado, o comando da instituição revelou preocupação com o aumento do nível de desemprego no país e com os impactos da crise econômica mundial.