Steven Paul Jobs, 56 anos, nasceu sob o peso da rejeição. A mãe biológica, jovem e solteira, optou por entregá-lo à adoção, mas o primeiro casal da lista não quis saber do bebê ; eles preferiam uma menina. Coube a dois operários pouco instruídos a missão de criar um dos maiores gênios da tecnologia.
Aos 17 anos, depois de uma infância de privações, Jobs, californiano de San Francisco, entrou para uma das faculdades mais caras dos Estados Unidos, o Reed College, no estado de Oregon. Mas a vida acadêmica não durou seis meses. Essa é uma história que ele gosta de contar a universitários americanos em palestras nos mais privilegiados centros de ensino do país. ;Eu não via muito sentido naquilo;, costuma dizer à plateia.
A única disciplina na qual o jovem demonstrou o mínimo de interesse não parecia nada promissora: caligrafia. Mas, de acordo com o ex-diretor executivo da Apple, graças a ela o Mac foi projetado com tantas fontes, uma das
características que fazem da empresa a queridinha dos designers gráficos. Em uma aula aberta realizada há cinco anos em Stanford, Jobs aproveitou o ;causo; para alfinetar o rival Bill Gates: ;Se eu não tivesse feito aquele único curso na faculdade, o Mac não teria tantas fontes. Como o Windows só o copiou, talvez nenhum computador pessoal os tivesse;.
Passional
A fúria de Jobs contra os concorrentes é um marco que ele não faz a menor questão de esconder de sua biografia. O executivo, que autorizou a publicação de um livro sobre sua vida com data de lançamento mundial prevista para 21 de novembro, é considerado um homem extremamente passional. Desperta amor e ódio em amigos, familiares e funcionários. Controlador, obcecado, perfeccionista, talentoso e cheio de manias são alguns adjetivos usados por mais de 100 pessoas, entrevistadas pelo escritor Walter Isaacson, para descrevê-lo.
Em um comunicado de imprensa, Steve Jobs avisou que não fez objeções à biografia, nem quis ler a obra antes da
publicação. ;Fiz muitas coisas que não acho louváveis, como ter engravidado minha namorada aos 23 anos de idade e a
maneira como encaminhei a questão (à época, ele negou a paternidade e inventou que era estéril). Mas não tenho nenhum segredo na minha vida que não possa ser divulgado;, afirmou.
Casado e pai de quatro filhos ; mais tarde, ele reconheceu o primogênito ;, Jobs é zenbudista e vegetariano. Com o salário simbólico de US$ 1 por ano, é considerado pela revista Forbs a 17; pessoa mais influente da Terra, com uma fortuna estimada em US$ 8,3 bilhões. Sem jamais ser derrotado pelo mundo dos negócios, em 2003 recebeu o diagnóstico de câncer no pâncreas, um dos tipos mais agressivos da doença. Foi então que conheceu seu pior inimigo.