Londres - O iene registrou nesta sexta-feira (19/8) sua maior cotação frente ao dólar desde a II Guerra Mundial, impulsionado pela busca de valores seguros em meio a temores crescentes sobre a economia mundial. Às 14h15 GMT, a moeda japonesa subiu a 75,95 ienes por um dólar, antes de estabilizar-se em torno dos 76,15. A marca desde a II Guerra Mundial era de 76,25 ienes por dólar.
O iene é, como o ouro e o franco suíço, um valor refúgio de referência e um dos grandes beneficiários em meio à incerteza sobre as perspectivas da economia mundial. "O movimento do iene é indicativo de que os investidores continuam evitando o risco", estimou Nick Stamenkovic, analista da londrina RIA Capital Markets.
"Uma valorização maior da moeda poderá provocar outra rodada de intervenção do Banco do Japão, mas esta não terá mais que um impacto temporário", acrescentou.
As autoridades japonesas acompanham de perto a evolução de sua moeda, que, segundo eles, está supervalorizada, não reflete a realidade da situação econômica e faz temer uma deterioração de uma economia japonesa que ainda está se recuperando do terremoto seguido de tsunami de 11 de março.
Em 4 de agosto houve uma intervenção no mercado de divisas de forma unilateral para fazer baixar o iene, mas o impacto desta ação não durou.