Uma usina de produção de etanol será construída pela Petrobras Biocombustível (PBio) em Moçambique. Segundo o presidente da PBio, ela vai atender exclusivamente o mercado interno do país africano. Ele não revelou o volume de investimento necessário para o empreendimento, mas disse que a iniciativa não tem como finalidade atender a questões geopolíticas do governo federal.
;A Petrobras é uma empresa que responde por seus investimentos e todos os nossos empreendimentos objetivam o retorno e o lucro em relação ao capital aplicado. Nós só investimentos em projetos que assegurem a rentabilidade esperada;.
[SAIBAMAIS]
O presidente da PBio informou que a Petrobrás já tem uma usina em Moçambique, em parceria com a Guarani, para a produção de açúcar. Segundo Rossetto, como o governo moçambicano disciplinou o uso do etanol a partir de 2012, a Petrobras decidiu avaliar a construção da usina para atender ao mercado local.
;Eles vão iniciar com o E-10 [10% de adição de etanol á gasolina]. Moçambique é um país pobre que importa todos os derivados que consome. Então, nós estamos avaliando a construção da usina de etanol para atender ao mercado local. O empreendimento deverá se concretizar em 2012 por meio da Guarani;.