A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou nesta terça-feira (9/8) em forte alta e recuperou parte das perdas de ontem (8/8). O Ibovespa, principal índice do mercado de ações do país, subiu 5,09%, atingindo 51.150 pontos. Ontem, ele havia caído 8,08% e ficado em 48.668 pontos.
Para economistas, a forte baixa de segunda-feira havia sido ;exagerada;. As ações cotadas na Bolsa de São Paulo ficaram baratas demais. Por isso, investidores acabaram recomprando parte dos títulos vendidos e ;corrigiram; hoje o exagero de ontem.
;Não faz sentido acreditar que as empresas que compõem o Ibovespa desvalorizaram-se quase 10% em um dia;, disse Marcelo Cambria, professor de Finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). ;Já era esperada a recuperação hoje.;
O economista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Keyler Rocha, também avalia que ontem houve um exagero. Entretanto, declarou que a alta de hoje não pode ser interpretada como um sinal de que a Bovespa vai seguir subindo nos próximos dias.
;Não há um sinal claro sobre os rumos da economia mundial;, disse Rocha. ;Temos uma instabilidade grande, e os movimentos do mercado acabam seguindo o ritmo da especulação. Não dá para prever nada;.
Além da Bolsa de São Paulo, a Bolsa de Londres fechou em alta de 1,89% e a de Paris, de 1,63%. O dólar, em compensação, caiu 1,39% e fechou cotado a R$ 1,59. O euro, em 0,72%, cotado a R$ 2,28.