A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (9/8) que o fortalecimento do mercado interno é uma ferramenta do país para o enfrentamento da crise financeira internacional. A declaração foi feita em cerimônia de anúncio de medidas para micro e pequenas empresas e para microempreendedores individuais. Dilma adiantou também que em breve o governo vai lançar uma política específica de microcrédito.
"Esse nosso mercado interno, esses milhões de empresários com pequenos negócio são cruciais para que tenhamos a força de um tecido social e de um país que conta com suas próprias forças;, disse. ;Para os pequenos e os microempreendedores teremos que ter tanto o microcrédito produtivo orientado quanto o crédito para pequenos empreendedores urbanos;, completou.
Ao citar a crise financeira internacional, a presidente reiterou que o governo está atento e tomando medidas necessárias para fortalecer a economia brasileira e preservar os empregos sem se afastar do modelo de desenvolvimento.
Dilma disse também que nossas empresas são competitivas, mas sofrem com assimetrias do mercado internacional. ;Primeiro há um mar de liquidez com o qual os países centrais pretendem enfrentar o baixo nível de atividade de suas economias. Esse mar de liquidez transforma a competição internacional de forma perversa uma vez que afeta a taxa de câmbio. De outro lado, a redução da atividade econômica dos países desenvolvidos cria um mar de produtos procurando mercado.;