TÓQUIO, 8 agosto 2011 (AFP) - Os países do G7 chegaram a um acordo nesta segunda-feira para cooperar com o objetivo de evitar os movimentos excessivos no mercado de ações, disse à imprensa o ministro japonês das Finanças.
Os ministros das Finanças e governadores do Banco Central do G7 se reuniram para cooperar com o objetivo de combater os movimentos muito bruscos das praças financeiras, em razão dos problemas de endividamento de países europeus e da degradação da nota dos Estados Unidos pela agência Standard and Poor;s, explicou Yoshihiko Noda.
O ministro assegurou que os sete países mais ricos (Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Japão, Itália) haviam debatido em particular os problemas da dívida das nações europeias.
Noda também reiterou a confiança do governo do país nos bônus do Tesouro americano, dos quais os japoneses são grandes compradores, apesar da decisão da agência Standard & Poor;s de rebaixar a nota da dívida dos Estados Unidos.
"Continuamos a considerar os bônus do Tesouro americano como um produto muito atrativo", explicou o ministro durante uma entrevista coletiva à imprensa.