As ações de fiscalização da Receita Federal no estado de São Paulo bateram recorde no primeiro semestre de 2011, informou nesta quarta-feira (13/7) o Ministério da Fazenda. Nos seis primeiros meses do ano, foram registradas mais de 3,3 mil ações relacionadas a pessoas físicas e jurídicas, obrigando esses contribuintes a recolherem mais de R$ 15,1 bilhões aos cofres da União. Segundo a Receita Federal, tanto em termos de valores quanto de quantidade de ações, os números representam um recorde para a região.
Os destaques nas autuações entre as pessoas jurídicas estão as empresas do setor financeiro e de prestação de serviços. Entre as pessoas físicas, donos de empresas e dirigentes foram os mais autuados.
Com o resultado do primeiro semestre, a Receita Federal em São Paulo estima que em todo o ano de 2011 os autos de infração superem o montante de R$ 40 bilhões. Segundo o Fisco, os investimentos, o treinamento de pessoal e os equipamentos possibilitaram a maior eficiência da fiscalização, além do aumento das unidades da Receita Federal em São Paulo.