Jornal Correio Braziliense

Economia

Plano de financiamento de nossa dívida tem todas as garantias, diz Zapatero

Madri - O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, defendeu nesta terça-feira (12/7) a capacidade da Espanha de se financiar diante do aumento da tensão nos mercados, ao assegurar que "o plano de financiamento de nossa dívida tem todas as garantias".

Os juros dos títulos espanhóis subiram nos últimos dias, o que "custa mais para toda a economia espanhola, mas, quanto ao financiamento do Estado," há "tranquilidade absoluta", afirmou Zapatero, descartando qualquer necessidade de um resgate do país.

O chefe do executivo espanhol criticou as tensões registradas atualmente nos mercados, atribuindo sua ocorrência aos debates em torno do novo plano de ajuda à Grécia: "este debate não se abriu bem e não foi encerrado", afirmou. "Falei isso no momento, me manifestei em desacordo, porque quando se faz uma proposta, um, tem que estar definida, ao alcance, quando afeta os investidores privados e seus interesses; dois, é preciso avaliar os efeitos desta proposta", declarou Zapatero no fim de seu encontro com o presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy.