NOVA YORK - A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta sexta-feira, estimulada por um indicador industrial surpreendentemente sólido nos Estados Unidos, que lhe permitiu registrar sua melhor performance semanal em dois anos: o Dow Jones subiu 1,36% e o Nasdaq, 1,53%.
Segundo dados definitivos, o Dow Jones Industrial Average subiu 168,43 pontos, a 12.582,77 pontos, e o Nasdaq, dominado por empresas do setor tecnológico, subiu 42,51 pontos, a 2.816,03 pontos. O índice ampliado Standard & Poor;s 500 subiu 1,44% (19,03 pontos), a 1.339,67 pontos. O volume de operações foi limitado antes do fim de semana prolongado pelo feriado nos Estados Unidos de segunda-feira (Dia da Independência).
O Dow Jones fechou no verde em todos os pregões da semana, subindo 5,4%, sua melhor performance desde julho de 2009. "É uma semana extremamente positiva; a situação na Grécia melhorou, temos indicadores da indústria positivos", resumiu CLement Decombe, da Meeschaert Capital Markets.
Os índices nova-iorquinos caíram depois da publicação do índice ISM que mede a atividade manufatureira nos Estados Unidos, que subiu para 55,3% em junho, refletindo uma aceleração da atividade, quando os economistas esperavam uma queda a um nível próximo ao estancamento.
"Esta cifra é muito positiva, sugere que a desaceleração da indústria observada em maio explicava-se pelos eventos no Japão", onde a atividade esteve fortemente perturbada depois do terremoto seguido de tsunami de março, comentou Hugh Johnson, da Hugh Johnson Advisors. "Parece que a desaceleração da economia era temporária. Isso leva os investidores a retornar ao mercado de ações", completou.
O mercado de títulos caiu. O rendimento dos papéis do Tesouro de 10 anos subiu para 3,197%, contra 3,158% na noite de quinta-feira, e os títulos de 30 anos para 4,402% contra 4,382%. O rendimento dos títulos evolui no sentido oposto a seus preços.