Após o início de uma greve geral de 48 horas e protestos com conflitos, a polícia grega lançou bombas de gás lacrimogêneo nesta quarta-feira (29/6) para dispersar os manifestantes reunidos diante do Parlamento. No local, deputados se preparam para votar um plano de austeridade fortemente criticado pela população.
"Desde o ano passado, o governo decidiu destruir o funcionalismo público e as universidades. Nós pedimos eleições, caso contrário vamos permanecer nas ruas durante um mês", afirmou Alexander, um estudante do quarto ano de Economia.
Falência
A Europa está com a atenção voltada para Atenas, onde os deputados devem votar nesta quarta-feira o projeto de austeridade, que prevê uma economia adicional de 28,4 bilhões de euros no período 2012-2015, o que permitiria ainda liberar créditos da comunidade internacional para evitar a falência do país.
Uma autoridade parlamentar disse que a votação do pacote pode ocorrer entre 8h e 11h (horário de Brasília), e a tendência é que a oposição apoie as medidas de austeridade. O Partido Socialista, que governa o país, tem 155 dos 300 deputados do Parlamento. Uma deputada da oposição de direita anunciou que votará a favor do plano.