A guerra pela segunda posição no mercado de telefonia móvel, protagonizada por Claro e Tim, esquentou ainda mais neste mês. Na iminência de ser ultrapassada pela concorrente, a Claro anunciou nesta quinta-feira (16/6), que lançará, até julho, um pacote para clientes pré-pagos falarem até 2 mil minutos por mês em ligações entre linhas da operadora aos finais de semana.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de ser ultrapassado pela Tim, Erik Fernandes, diretor de marketing da Claro, disse que isso é uma situação momentânea e que, no longo prazo, a estratégia da Claro é ser a empresa número um do setor. ;Não acreditamos na eficácia de serviços ilimitados (estratégia apontada como fator fundamental para o rápido crescimento da Tim), porque levam a uma degradação da infraestrutura de rede, comprometem a qualidade do serviço e, em algum momento, isso vai estourar. Não pretendemos obter o segundo lugar a qualquer preço. Com uma estratégia mais sustentável, lá na frente, estaremos em situação muito melhor no mercado;, alfinetou Fernandes.
Os dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que a Tim aumentou sua participação de mercado dos 25,11% registrados em março para 25,28% em abril. Enquanto isso, a Claro desceu um pouco, passando de 25,39% para 25,38%. Com isso, a diferença entre as duas caiu de 589 mil linhas para 221 mil, em um universo de 210 milhões. A cada dia, a terceira colocada vem se aproximando. Se a proporção se mantiver, deve ter havido uma troca de posições já no mês passado. A resposta virá até o fim de junho, quando a Anatel divulgar o novo balanço do setor, com números referentes a maio.
Em dezembro de 2009, a Claro contava com 3,3 milhões de clientes a mais que a terceira colocada, mas 12 meses depois, a vantagem havia caído para 610 mil. A resposta da Claro veio em fevereiro deste ano, quando a empresa lançou a promoção Fale Mais Brasil, cujas características se assemelham às do concorrente e cujo foco é voltado para clientes das classes C e D, dominados pela Tim. Para este ano, a Claro pretende investir R$ 1,2 bilhão no Brasil e construir mais de 80 mil quilômetros de fibras ópticas.
Enquanto a Tim leva vantagem na expansão de linhas pré-pagas, responsáveis por cerca de 80% dos contratos no Brasil, a Claro é mais forte no segmento pós-pago. Apesar de maior em quantidade de clientes, o mercado pré-pago é mais instável. A retenção desse tipo de usuário requer ações permanentes de ofertas agressivas e inovadoras. Apesar da perda de terreno, as vendas de smartphones da Claro cresceram 1.300% entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010. Para se consolidar neste nicho, a companhia anunciou ontem um novo canal de relacionamento com dicas e orientações aos usuários deste tipo de aparelho.
A primeira colocação continua com a Vivo, que, segundo os dados mais recentes da Anatel, responde por 29,45% do total de linhas. A Oi é a quarta colocada, com 19,56% de participação.