Jornal Correio Braziliense

Economia

Segunda geração do Touareg desembarca no Brasil com design mais esportivo


Campos do Jordão (SP) ; Em um concurso de beleza, a candidata deve obedecer a alguns quesitos para sair vencedora, como desenvoltura e elegância. Além disso, não precisa ser extremamente magra, mas ter um corpo com atributos encantadores. No mercado de SUVs, a situação atual é bem parecida. O carro deve apresentar um design elegante, unir agilidade e estar pronto para todas as situações do trânsito e das pistas. É compondo todos esses quesitos que a Volkswagen aposta na nova geração do Touareg para continuar na disputa pelo segmento. Primeiro, fez uma ;lipo; e retirou 206kg da versão V6, e 257kg da V8. Aliado ao câmbio de oito marchas, trouxe uma economia de, pelo menos, 10% no consumo. A plástica continuou pelo restante do Touareg, que aumentou em 11,5mm (1,67m) na largura; em 41mm (4,79m) no comprimento; e em 38mm (2,89m) no entre-eixos.

Uma das características que contam bons pontos para a SUV e fazem a alegria dos ;jurados; ; nesse caso, dos consumidores ; é o motor 3.6l da versão V6 com 280cv e o 4.2l da V8 com 360cv, que trabalha com maior eficiência em qualquer velocidade, pois apresenta uma amplitude 20% maior entre a primeira e a oitava marchas, o que garante ainda respostas mais rápidas. Um mimo oferecido pelo Touareg é que agora o motorista não precisa mais sujar as mãos para verificar o nível de óleo do propulsor, isso porque não existe mais a vareta de óleo e a quantidade é mostrada no painel.

Os traços da nova geração são bem delineados. A dianteira ganhou uma turbinada com novos faróis integrados, acabamento em preto brilhante da grade do radiador, para-choques pintados na cor da carroceria e entrada de ar em forma de U. O capô em V confere mais robustez ao SUV. Na traseira, o carro se caracteriza pela horizontalidade. Um spoiler estilizado compõe a parte superior. As lanternas integradas ao porta-malas dão o toque final ao design .

Se um dos quesitos de um SUV é estar pronto para qualquer desafio, o Touareg realiza bem essa atividade. O veículo conta com o sistema 4motion de série para as duas versões, com tração permanente nas quatro rodas. O grandalhão traz um programa de direção off-road, acionado por um controle giratório. Quando ativado, altera a configuração dos freios BAS e dos sistemas de estabilidade. Com o Hill Descent Assist, em descidas acentuadas, todo o sistema de troca de marchas é controlado automaticamente.

O controle de nivelamento e os amortecedores eletrônicos também contribuem para andar em terrenos irregulares. O sistema ajusta a altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. Além disso, o motorista pode escolher entre quatro níveis de suspensão (carga, normal, todo-terreno e todo-terreno extra), dependendo do tipo de pista.

Tecnologia
A perfeição dos detalhes também é avaliada. No caso do Touareg, esse atributo está presente tanto nos acabamentos quanto na tecnologia. Por dentro, o motorista tem todas as informações fundamentais no painel de instrumento e o conforto de todos os bancos. O display pode mostrar sete cores diferentes e mostra, inclusive, detalhes sobre a navegação, indicando a direção a seguir, de acordo com o GPS. O sistema de som conta com uma tela touchscreen de oito polegadas, que pode ser usada para reproduzir DVDs.

O Touareg monitora ainda todo o lado de fora. A tecnologia chamada de Area View permite uma visão de 360 graus em torno do veículo, reproduzida na tela do console central. A câmera de tráfego permite que o condutor enxergue 90 graus para a direita e para a esquerda e auxilia também na hora de sair da garagem.

Além disso, o SUV vem equipada com o Adaptive Cruise Control, que acelera e freia o automóvel, dependendo do tráfego detectado pelo radar e mantém a distância programada do carro da frente. O condutor conta ainda com assistência anticolisão frontal, que monitora o trânsito e ;relata; qualquer situação crítica ao motorista; lateral, que funciona quando ele muda de faixa, indicando por meio de luzes de led que há um outro veículo na rota; e traseira, que auxilia no momento de estacionar.

;Seus costumes, seus encantos e seu valor;, como consta na Canção das Misses (tema do concurso Miss Brasil), a VW já apresentou com o Touareg. Resta aguardar o resultado do júri popular e torcer para que o SUV conquiste as glórias de campeão na categoria.

Concorrentes
Se o consumidor optar por outros candidatos, vai encontrar boas opções, como Audi Q7 V8, com motor de 4.2l e 350cv, e preços a partir de R$ 350 mil, e o BMW X5 V8 (com propulsor 4.8l e 355cv), a partir de R$ 340 mil. A opção mais em conta na categoria V8 é o Volvo XC90 com motor 4.4l e 315cv, que sai por R$ 220 mil.

O jornalista viajou a convite da VW



Lista de itens de série e opcionais:
Touareg V6 FSI - Itens de série
; 3.6L V6 FSI - 280cv (206Kw)
; Transmissão automática 8 velocidades Tiptronic
; 4Motion
; Direção hidráulica
; Rodas de liga-leve 19" modelo Everest
; Pneus: 265/50 R19
; Estepe em roda compacta com compressor
; Insertos cromados na grade dianteira
; Ponteira de escape dupla em aço
; Radio RNS850 (DVD , MP3, navegação) %2b Bluetooth e comando de voz
; Cabo para conexão de Ipod
; Luzes de leitura dianteira e traseiras
; Parassóis duplos com iluminação e espelho
; Portaluvas com chave e saída de ar condicionado
; Porta-objetos sobe o painel frontal
; Console central com insertos em preto brilhante
; 8 altofalantes
; Insertos prata metálico no painel e lateral das portas
; Ar condicionado Climatronic 2-zonas
; Banco traseiro bi-partido
; Banco traseiro com ajuste longitudinal e inclinação do encosto
; Bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento
; ABS / BAS / EDS /ASR / ESP
; 6 airbags
; Farol de neblina com luz estática para curva
; Lanterna traseira de neblina
; Três cintos de segurança traseiros de três pontos
; Freio eletrônico de estacionamento %2b função Auto-Hold
; Coluna de direção com ajuste manual de altura e profundidade
; Espelho retrovisor interno com escurecimento automático
; Controle automático de velocidade
; Sensor de estacionamento (dianteiro e traseiro) com câmera traseira (Rear Assist)
; Vidros das portas com comando elétrico
; Destravamento das portas sem chave (Kessy)
; Ignição do motor por botão (Kessy)
; Sistema de controle da pressão dos pneus
; Volante multifuncional em couro com controle do Tiptronic e aquecimento
; Espelhos retrovisores externos com controle elétrico, rebatíveis eletricamente, aquecíveis e escurecimento automático no lado do motorista
; Assistente de subida/descida
; Faróis Bi-Xenon direcionais com LEDs
; Sensor de chuva
; Computador de bordo com display colorido
; Indicador digital do nível de óleo do motor
; Regulagem dinâmica do facho do farol

Touareg V8 FSI - Itens de série adicionais à versão V6
; 4.2L V8 FSI - 360cv (265 Kw)
; Suspensão pneumática
; Rodas de liga-leve 20" "Pikes Peak"
; Pneus 275x45 R20
; Barras longitudinais no teto (acabamento em prata)
; Ponteira de escape dupla cromada
; Grade dianteira, contorno das janelas e soleiras com frisos cromados
; Aplicações decorativas em madeira no painel de instrumentos, revestimento das portas e console central
; Pedaleiras em aço inoxidável
; Ar condicionado Climatronic 4-zonas
; Banco do motorista com memória
; Bancos dianteiros climatizados
; Abertura do porta-malas por controle remoto e fechamento elétrico (botão interno na tampa traseira)
; Controle eletrônico dos amortecedores
; Espelhos retrovisores externos com controle elétrico, rebatíveis eletricamente, aquecíveis, com escurecimento automático e memória no lado do motorista

Opcionais - Touareg V6 e Touareg V8

; ACC (controle automático de distância e velocidade)
ide Assist (assistente de ângulo cego)
Teto solar elétrico panorâmico Skyview
; Sstema de som premium Dynaudio Confidence, com amplificador digital de 12 canais e 620 W
; Area View (conjunto de 4 câmeras externas)