Jornal Correio Braziliense

Economia

Lagarde e Cartens são os candidatos oficiais à direção do FMI

A francesa Christine Lagarde e o mexicano Agustin Cartens foram oficialmente selecionados como candidatos para dirigir o Fundo Monetário Internacional (FMI), anunciou a instituição nesta segunda-feira (13/6).

Contudo, Stanley Fischer, 67, que dirige o Banco Central de Israel e que no último momento também se apresentou ao cargo de diretor-gerente do Fundo, não consta como candidato oficial, assinalou o FMI. O Fundo não cita uma razão específica, mas as leis da instituição implicam que o diretor-gerente do FMI precisa ter menos de 65 anos.

Carstens é governador do Banco Central mexicano e Lagarde é ministra das Finanças da França. O Conselho Executivo de 24 membros do FMI começará agora a ponderar sobre qual dos dois é o melhor candidato para comandar a instituição, e a escolha deve ser anunciada no final de junho, seis semanas após a renúncia de Dominique Strauss-Kahn, acusado de agressão sexual e tentativa de estupro em Nova York.

Até o momento, Lagarde, 55, tem recebido os principais apoios políticos, sendo o principal deles do poderoso Bloco Europeu, onde ela tem estado profundamente envolvida com questões sobre crise fiscal.