Jornal Correio Braziliense

Economia

Finlândia apoiará plano de ajuda financeira a Portugal

HELSINQUE - A Finlândia apoiará o plano de ajuda financeira a Portugal, apesar da oposição dos nacionalistas Verdadeiros Finlandeses, graças à autorização dada nesta sexta-feira pela comissão parlamentar responsável pela política europeia, informaram fontes oficiais.

"A comissão decidiu apoiar a linha governamental (...) incluindo a participação (da Finlândia) no pacote (de ajuda) para Portugal, assim como a participação dos mecanismos de estabilidade temporários e permanentes", afirmou o presidente desta comissão parlamentar, denominada a Grande Comissão, Erkki Tuomioja.

Esta decisão outorga o mandato ao ministro das Finanças em fim de mandato Jyrki Katainen para que Helsinki apoie o pacote para Portugal, que deve ser discutido durante a reunião de ministros europeus das Finanças na segunda e terça-feira em Bruxelas.

O Parlamento finlandês ainda terá que aprovar em sessão plenária a decisão que será adotada em Bruxelas.

A aprovação concedida nesta sexta-feira pela Grande Comissão era esperada após o acordo, anunciado na quarta-feira pelo próprio Katainen, alcançado com os social-democratas, o centro e os verdes para desbloquear este tema.

Katainen foi encarregado de formar um novo governo após a vitória de seu partido, o conservador Coalizão Nacional, nas legislativas de abril.

Os nacionalistas e os Verdadeiros Finlandeses não conseguiram impedir que a Grande Comissão, cujos 25 membros representam os oito partidos parlamentares, aprovassem o projeto apoiado por Katainen.