A aula inaugural de 2011 do curso de qualificação para 15 mil profissionais do setor de hospedagem, previsto no programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo, foi realizada hoje (10/5). Implementado em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), o programa tem o objetivo de qualificar profissionais com foco nos Jogos Olímpicos, na Copa das Confederações e na Copa do Mundo de 2014.
Para a diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada do ministério, Regina Cavalcante, a qualidade na prestação de serviço pode ser o diferencial do Brasil na realização de eventos esportivos de abrangência mundial. ;A Copa de 2014 é uma oportunidade para que o Brasil se consolide como destino turístico e possa competir com outros países nessa área;, afirmou.
No ano passado, foram 4.312 profissionais atendidos das 12 cidades-sede da Copa. Este ano, serão contempladas mais 21 cidades, sendo nove capitais e 12 consideradas rotas de turismo para jogos, totalizando 33.
Já em 2012, serão capacitados 19 mil profissionais nos 65 destinos considerados pontos turísticos prioritários pelo Ministério do Turismo. ;A meta é que o Brasil continue como destino turístico após a Copa e a qualidade na prestação de serviços é fundamental para a imagem do país no exterior e perante os turistas;, afirmou Jaime Menin, representante da Abih.
Os cursos são oferecidos por meio da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH) criada pela Abih. Os cursos têm 200 horas de duração e são realizados a distância, para ter abrangência nacional e para que o profissional possa realizar o curso no próprio local de trabalho. ;O objetivo do programa é qualificar e aperfeiçoar os profissionais da linha de frente, aqueles que têm contato direto com os turistas;, explica o coordenador da EVMH, Silvone Assis.
A aula inaugural de hoje foi o início dos cursos para profissionais das seguintes áreas: recepcionista, gerente, governanta, capitão, porteiro e mensageiro. Para Ana Paula Domingues, de 20 anos, que acabou de se formar em gastronomia e trabalha na supervisão da gerência de alimentos de um hotel em Brasília, os cursos de aperfeiçoamento são uma ótima oportunidade para agregar valor à carreira e reciclar conhecimentos.