São Paulo ; Escolher bem os serviços adicionais ao fazer uma apólice de seguros pode reduzir o preço final do contrato em até 15%, segundo o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP), Mário Sérgio de Almeida Santos. ;Isso em um seguro que custa R$ 2 mil ou R$ 3 mil é significativo;, explicou.
Para chegar ao melhor custo benefício, Santos recomenda que o consumidor discuta detalhadamente suas necessidades com o corretor. Segundo ele, as seguradoras oferecem uma variedade cada vez maior de serviços agregados, tanto para seguros de veículos quanto para residenciais. Mas, com cuidado, é possível fazer um plano que seja mais vantajoso. ;Se a pessoa usa o carro somente para ir e voltar do trabalho, por quê vai querer uma cobertura de 500 quilômetros de guincho?;, exemplifica.
Alguns adicionais, no entanto, já foram praticamente incorporados ao serviço de seguros pelos usuários. Santos explica que na maioria das vezes o consumidor avalia o seguro pelos serviços agregados, como guincho 24 horas. ;A garantia principal, contra colisão, incêndio e roubo, ele (consumidor) não está muito preocupado com isso, não;, brinca.
O socorro para casos de panes ou acidentes com veículos é um serviço que o próprio corretor destaca como fundamental. ;Ninguém pode se furtar dessa cobertura. Ela é tão importante quanto o seguro do carro, porque a chance de usar esse serviço é bem maior que a de usar o seguro do carro."
Sempre antes de renovar a apólice do seu carro, o empresário Geraldo Maestrelli consulta seu corretor sobre as vantagens e preços oferecidos em cada seguradora. ;Vou dando uma olhada antes de renovar;, explica. Entre os benefícios indispensáveis, Maestrelli destaca o carro extra fornecido quando o seu próprio automóvel passa por reparos na oficina. ;Descontos de estacionamento também já usei bastante;, completou.
Além dos serviços mais tradicionais, o empresário costuma aproveitar outras pequenas vantagens oferecidas pelas seguradoras. Recentemente, levou sua cachorra a um pet shop conveniado com a companhia de seguros. Ele disse que sabia da existência do serviço, mas ainda não tinha usado. ;Achei interessante, um ponto mais;, destacou. Além disso, Maestrelli já consertou por duas vezes a máquina de lavar roupas com os convênios oferecidos na apólice e espera, agora, que a seguradora também passe a oferecer descontos em restaurantes.
Para o diretor executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Neival Rodrigues Freitas, os produtos agregados servem como diferenciais entre o segmento altamente competitivo das empresas seguradoras. ;É mais um fator de influência na escolha da seguradora, justamente pelo mercado ser muito competitivo."
Segundo Freitas, o setor tem crescido em um ritmo bem superior ao restante da economia. A previsão para este ano é uma expansão de 10% a 12% no volume de prêmios (valores pagos por seguros). Em 2010 o setor recebeu pouco mais de R$ 90 bilhões em prêmios.
Ainda existe, no entanto, muito espaço para o crescimento das seguradoras no país, na avaliação de Freitas. Ele compara o volume de prêmios com o Produto Interno Bruto (PIB) - no Brasil essa proporção é de 3,6%, enquanto no Chile, por exemplo, já é de cerca de 8%.