Nova York - Os fabricantes de automóveis General Motors (GM), Ford e Chrysler anunciaram nesta terça-feira (3/5) uma forte alta nas vendas nos Estados Unidos no último mês. A alta, segundo eles, foi puxada pelos modelos mais econômicos, que consomem menos combustível. A Toyota também teve aumento nas vendas, mas foi menor do que o esperado.
A GM anunciou uma alta de 26% nas vendas no país no mês de março. Foram 232.538 unidades vendidas, e a fábrica afirma que foi graças "aos modelos mais eficientes".
A Ford, segunda maior montadora dos EUA, confirmou 189.778 veículos vendidos, uma alta de 16,4% em um ano, voltando a ficar atrás da GM que tinha sido superada em março. Foi a primeira vez desde 1998 que a Ford vendeu mais do que a concorrente.
Enquanto isso, a Chrysler registrou uma alta de 22% nas vendas de abril nos Estados Unidos, foram 117.225 unidades.
A Toyota teve um pequena aumento nas vendas do mês de abril: 1,3%, menos do que o esperado, segundo a agência especializada edmunds.com, mas a participação no mercado ainda foi grande: 159.540 unidades vendidas.
A GM afimrou em comunicado que a os modelos que mais puxaram as altas foram os "Crossover", veículos para todos os tipos de terrenos, mas feitos em carroceria de carros, e não de caminhonetes. Num momento em que os preços da gasolina sobem, "os consumidores começam a trocar os veículos grandes por menores e que consomem menos combustível", acrescentou.
A Ford, por sua vez, disse que a "demanda dos consumidores por modelos mais eficientes continua crescendo".Em março, a GM havia vendido 206.621 veículos nos EUA, uma alta de 9,6% das vendas em um ano, mas havia sido ultrapassada pela Ford.