São Paulo - As vendas no setor de supermercados cresceram 9,28% em março, na comparação com fevereiro, e 1,94% quando comparadas a março de 2010. Os dados constam do Índice Nacional de Vendas, divulgado hoje (28/4) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No acumulado dos três primeiros meses do ano, a alta é 2,79% em comparação ao mesmo período do ano passado.
;O crescimento das vendas no mês de março, em relação ao mês anterior, se explica pelo efeito calendário, pois são 31 dias contra 28 em fevereiro. Já no acumulado, a tendência de crescimento permanece, mas com menor impacto. Resultado esperado, já que, este ano, o primeiro trimestre não contou com as vendas de Páscoa, que serão contabilizadas em abril;, disse Sussumu Honda, presidente da Abras, por meio de nota.
Em valores nominais, as vendas em março cresceram 10,14% em relação a fevereiro e 8,37% em comparação a março do ano passado. No acumulado do trimestre, as vendas cresceram 9,06%.
Com relação ao AbrasMercado, índice que avalia o custo de 35 categorias de produtos que compõem a cesta em todo o país, o índice apontou queda de 0,43% em março em relação ao mês anterior. Os produtos que tiveram as maiores altas em março foram cebola (22,56%), batata (17,94%), tomate (11,93%) e ovo (4,28%). As maiores quedas ocorreram com biscoito de maisena (-4,22%), pernil (-3,85%), feijão (-3,53%) e carne de traseiro (-3,08%).
O faturamento dos supermercados, no ano passado, chegou a R$ 201,6 bilhões. As vendas do setor representaram 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB).