O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, recebeu hoje (19/04), a medalha da Ordem do Mérito Militar. Questionado pela imprensa sobre s críticas feitas à comunicação da autoridade monetária com o mercado, limitou-se a dizer que está em período de blecaute e não poderia falar.
Como nesta quarta-feira teve início a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que decidirá quanto subirá os juros básicos no país e qual será a estratégia monetária daqui em diante, Tombini e a diretoria do BC estão evitando qualquer comentário que possa criar especulações e causar mais ruído no mercado financeiro.
Recentemente ele teve de explicar declarações feitas em Washington (EUA), durante encontro de ministros de finanças e presidentes de Bancos Centrais. O presidente do BC havia dito que o país está em meio a ciclo de aperto monetário, o que foi traduzido por analistas de mercado como uma alta mais forte na Selic e ainda como uma sinalização de que o ajuste na economia continuará após a reunião do Copom que termina amanhã (19/04) ; palavras essas que movimentaram o mercado financeiro. Posteriormente, integrantes do BC explicaram que as palavras de Tombini haviam sido superdimensionadas.