A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (12) o reajuste tarifário das concessionárias AES Sul e Hidroelétrica Nova Palma, que a atendem no Rio Grande do Sul. As novas tarifas entrarão em vigor no dia 19 de abril.
A AES Sul atende a 1,184 milhão de unidades consumidoras de 118 municípios gaúchos que irão pagar em média 7,56% a mais na conta de luz. Para as residências, o aumento será de 6,36% e para as indústrias, de 8,82%.
O reajuste médio da Nova Palma será de 6,4%, sendo que as residências terão aumento de 6,01% e as indústrias de 8,63%. A concessionária atende 14 mil unidades consumidoras nos municípios de Faxinal do Soturno, Nova Palma, Dona Francisca, Ivorá, Silveira Martins, São João do Polêsine e Restinga Seca e parte dos municípios de Santa Maria e Júlio de Castilhos.
Segundo a Aneel, os índices de reajustes são calculados levando com conta a variação de custos que a empresa teve no período. A fórmula de cálculo inclui custos de distribuição, sobre os quais incide o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e o Fator X, que é calculado com base na produtividade das concessionárias e determina a redução que deve ser aplicada no cálculo do reajuste da tarifa. Também são considerados custos como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.