Jornal Correio Braziliense

Economia

Médicos fazem ato em Brasília para lembrar paralisação desta quinta

Representantes dos médicos que atendem aos planos de saúde fizeram um ato, por volta das 9h30 desta quinta-feira (7/4), em um tenda em frente ao Centro Clínico Sul localizado na 916 Sul em Brasília. A concentração dos médicos serviu como um ato simbólico de representação ao movimento de paralisação da categoria.

[SAIBAMAIS]Os profissionais de saúde decidiram paralisar os atendimentos aos pacientes que utilizam convênios como forma de protestar contra as operadoras dos planos que, segundo o Sindicato dos Médicos do DF (Sindmédico-DF), pagam baixo honorários aos médicos. Eles escolheram a data por ser o dia em que se comemora o Dia Mundial da Saúde.

Poucos médicos estiveram presentes no ato. No entanto, o atendimento já começa a ficar prejudicado nas clínicas da capital federal. No Instituto de Medicina Especializada (IMED) na 916 Sul apenas a emergência está funcionando. No Hospital Santa Luzia, os médicos atendem nas emergências e também aos serviços particulares, mas os convênios são negados. Já no Hospital Santa Lúcia, na 716 Sul, a adesão é mais baixa. Grande parte dos pacientes têm sido atendidos normalmente.