Já o Highline, topo de linha, vem turbinado e conta com o mesmo propulsor do Tiguan e do Passat, 2.0l TSI, com 200cv, e torque de 28,5kgfm (a 1,7 mil rpm), dupla embreagem ; que torna a mudança de marchas imperceptíveis ; e câmbio de seis marchas. O reposicionamento de preços também deve contribuir para essa volta por cima do Jetta. O carro, que vai continuar a ser fabricado no México, tem a versão Comfortline, que custa de R$ 65.750 (manual) a R$ 69.990 (automático). A versão Highline vai ser comercializada por R$ 89.520.
Além da nova motorização, o que chama a atenção no novo Jetta é o design. O desenho, criado pelo designer brasileiro José Pavone, passa a adotar a linha global de estilo da VW, marcada pelo equilíbrio nas dimensões. Por fora, o carro ganhou uma dianteira mais imponente e linhas marcantes no capô (em V) que seguem até as lanternas traseiras, trazendo esportividade ao veículo. As laterais apresentam uma espécie de ;ombro; que dão robustez ao Jetta. As lanternas traseiras também chamam a atenção e ganharam um formato mais alongado e elementos de iluminação únicos, que fazem com que qualquer um reconheça o carro de longe.
É no interior que fica notável a diferença entre as versões do Jetta. O topo de linha tem interior mais rebuscado, com materiais de qualidade superior e mais cuidados com os acabamentos. O Comfortline já é mais seco e os bancos não são tão confortáveis quanto os do irmão rico. Os equipamentos de série também os diferenciam. O Highline tem rodas de liga leve com 17 polegadas, ar-condicionado Climatronic com duas zonas, controle automático de velocidade (piloto automático), sensores crepuscular e de chuva, e bancos revestidos em couro.
Para um visual mais arrojado e esportivo foi preciso alterar as dimensões do Jetta. A distância entre-eixos ficou 7cm maior (com 2,65m) e ganhou 9cm de comprimento (4,64m). Pode parecer pouco, mas, por dentro, ficou mais confortável para os passageiros e para o motorista (a largura é de 1,77m). Apesar das novas medidas, o sedã emagreceu, ficando 30kg mais leve em comparação à versão anterior. O espaço para bagagem continua bom, 510l.
Quanto à segurança, o Jetta tem freios ABS, com ASR, EDL e ESP de série em todos os modelos. No Highline, a proteção em colisões fica a cargo do seis airbags com novo sistema especial de sensores. Um dispositivo eletrônico colocado no centro do compartimento de passageiros, avalia sinais de desaceleração de baixa frequência e calculam a severidade da colisão com mais rapidez.
Na pista
Em um percurso de 200km (ida e volta) entre Mogi das Cruzes e o litoral norte de São Paulo, o Jetta impressionou no desempenho. A descida da serra foi feita na versão Highline, e o conforto proporcionado pelo carro fez com que as muitas curvas passassem despercebidas no trajeto. A estabilidade é ponto positivo do Jetta, que não titubeou em um trecho de pista molhada. O motor é um capítulo à parte. Basta cutucar o pé no acelerador que ele obedece e faz mostrar toda a força já conhecida pelo Tiguan e pelo Passat.
Para testar o motor aspirado da versão de entrada, nada melhor que subir a serra. Por várias vezes, foi preciso pisar fundo para alcançar um melhor desempenho. O ronco do motor era ouvido a todo instante, o que atrapalhava até mesmo a conversa na cabine.
Quanto ao consumo, o computador de bordo indicou para o Highline a média de 7km/l , enquanto o Comfortline ficou em 8,9km/l, distante do número apresentado pela montadora, 14km/l.
O jornalista viajou a convite da Volkswagen
Reposicionamento
A divisão em duas versões do Jetta tem dois propósitos, segundo a montadora: ganhar mercado e tornar o veículo mais competitivo. Além disso, a empresa ampliou a gama de produtos na categoria e, assim, a linha de veículos no segmento passa a ser, na ordem: Voyage, Polo, Jetta Conforline, Jetta Highline ; que tomam o lugar do Bora; e Passat.
Passou a marcha?
; Para melhorar a performance do motor 2.0L TSI, a Volkswagen equipou o novo Jetta com a também transmissão DSG, de dupla embreagem Tiptronic e seis marchas. A configuração desse sistema faz com que execute trocas de marchas com muita rapidez e suavidade, sem interrupção de torque, de forma automática ou manual. A transmissão pode ser acionada manualmente por meio da alavanca posicionada no console ou pelas borboletas (shift paddles) posicionadas junto do volante. O número de marchas (seis) também contribui com o desempenho, mantendo o motor sempre dentro da faixa de giros ideal para oferecer maior torque com menor consumo.
Recall nos Estados Unidos
; A VW dos Estados Unidos anunciou um recall envolvendo o novo Jetta. De acordo com a montadora, o problema está no sistema elétrico do alarme antifurto e da buzina. A empresa convocou 71.043 unidades nos EUA. A VW do Brasil informou que a versão do sedã comercializada no país não está envolvida. ;Os modelos destinados aos mercados brasileiro e europeu têm arquitetura do sistema elétrico e das redes de distribuição diferentes e, por isso, não foram afetados;, conclui a nota.
EQUIPAMENTOS
Novo Jetta Comfortline ; itens de série
Interior
- Bancos com revestimento em tecido
- Acabamento das portas com insertos em tecido
- Porta-revistas (encosto do banco do passageiro)
- Alavanca de câmbio com revestimento em couro
- Alavanca de freio de mão com revestimento em couro
- Volante com revestimento em couro
- Parassóis iluminados com espelhos
- Luzes de leitura frontais (adicionais à iluminação central)
- Porta-copos com revestimento em borracha (dois dianteiros e um traseiro)
- Porta-óculos
- Porta-garrafas na porta dianteira com proteção emborrachada
- Painel com acabamento estofado / toque suave
- Insertos decorativos em "black pyramid" (escuro)
- Banco traseiro bipartido (1/3 , 2/3)
- Porta-malas com iluminação e rede porta-objetos
- Levantamento dos vidros elétrico com um toque e proteção antiesmagamento
- Travamento elétrico das portas e porta-malas com controle remoto
- Teclas adicionais de travament das portas (no console central traseiro para as portas traseiras)
- Abertura interna elétrica do portamalas
- Instrumento combinado de quatro agulhas
- Computador de bordo
- Display de temperatura externa
- Retrovisor interno noite/dia (manual)
- Gaveta sob o banco do motorista (somente bancos com ajuste manual)
- Direção hidráulica
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- Duas tomadas 12V (console central dianteiro e traseiro)
- Acendedor de cigarros
- Desembaçador do vidro traseiro
- Kit de ferramentas no porta-malas
- Quatro alças de segurança no teto
- Ar-condicionado Climatic
- Descansa braço central dianteiro com jumbo box
- Porta-luvas com iluminação e chave
- Porta-luvas com saída de ar-condicionado
- Bancos dianteiros com ajuste manual de altura
- Filtro antipolen
- Rádio CD Player RCD 310 (MP3 / 6 alto-falantes)
- Bluetooth
- Entrada Aux-In para fonte de áudio externa no console central dianteiro
- Entrada USB no porta-luvas
Exterior
- Rodas de liga leve 16" - Sedona
- Pneus 205/55 R16
- Roda sobressalente em aço
- Limpadores de parabrisas com variação intermitente
- Parachoques / retrovisores / maçanetas na cor do veículo
- Protetor de cárter
- Espelho retrovisor elétrico aquecido
- Saída de escapamento dupla (não cromada)
Segurança
- Três apoios de cabeça traseiros
- ABS, ASR, EDL
- Airbag - motorista e passageiro com desativação p/ lado do passageiro
- Airbag lateral (bancos dianteiros)
- Alarme antifurto
- Aviso sonoro de faróis ligados
- Isofix para fixação de cadeira de segurança para crianças
- Farol com dupla parábola
- Farol de neblina
- Aviso sonoro da não utilização do cinto de segurança
- Cinto de segurança frontal com prétensionador
- Cinto de segurança de três pontos (traseiro central)
- Sensor de estacionamento (dianteiro/traseiro)
Jetta Comfortline - Opcionais
Módulo 1
- Coming/Leaving Home
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Sensor de chuva
Módulo 2 - Transmissão manual:
- Ar-condicionado Climatronic
- Volante multifuncional / Controle automático de velocidade
Módulo 2 ; Transmissão automática:
- Ar-condicionado Climatronic
- Volante multifuncional com controle do Tiptronic
- Controle automático de velocidade
Módulo 3:
- Rodas de liga leve 17" Porto
Módulo 4:
- Revestimento dos bancos em couro native
Módulo 5:
- Teto solar elétrico
Módulo 6:
- Rádio RCD 510 Touchscreen
Interior
- Detalhes internos cromados
- Luzes de leitura (2 frente / 2 atrás)
- Descansa braço central dianteiro/ Jumbo box com saídas de ar-condicionado e tomada 12V
- Descansa braço central traseiro com dois porta-copos e acesso ao porta-malas
- Bancos Sport Comfort com revestimento em couro e 8 ajustes manuais
- Bancos dianteiros com aquecimento
- Ar-condicionado Climatronic de duas zonas
- Computador de bordo com display premium
- Volante multifuncional com controles do Tiptronic
- Controle automático de velocidade
- Iluminação na área dos pés (dianteiro)
- Coming & Leaving Home
- Sensor crepuscular
- Sensor de chuva
- Bússola
- Rádio CD Player RCD 510 Tela Touchscreen %2b 8 alto-falantes
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Direção Servotronic
Exterior
- Rodas de liga leve 17" - "JODA A"
- Pneus 225/45 R17
- Roda sobressalente compacta de aço 16"
- Espelho retrovisor externo aquecido e eletricamente rebatível
- Moldura cromada no contorno das janelas
- Eixo traseiro Multilink
- Saída de escapamento dupla cromada
- Grade dianteira com frisos cromados
Segurança
- ESP
- Airbag de cabeça
Novo Jetta Highline ; Opcionais
Módulo 3:
- Rodas de liga leve 17" JODA B (detalhes em preto)
Módulo 5:
- Teto solar elétrico
Módulo 7:
- Banco do motorista com ajuste elétrico de altura