Brasília ; O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse nesta terça-feira (22/3) que a economia brasileira está na ;rota do crescimento sustentável;, com câmbio flutuante e responsabilidade fiscal. Para ele, essas ações têm sido exitosas. Mas Tombini acredita que é necessário continuar aperfeiçoando as políticas na área, no sentido de manter a inflação sob controle, com os menores custos para a sociedade.
As afirmações foram feitas durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Atendendo a requerimento proposto pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), ele foi convidado para falar sobre os fundamentos da política monetária do país. Tombini falou também sobre a oferta de crédito e a condução da política cambial que levou o país a contabilizar reserva internacional recorde.
Terminada a exposição do presidente do BC, os senadores farão suas intervenções. Antes da audiência pública, porém, Dornelles ressaltou que existe particular preocupação do mercado quanto à capacidade do governo de cumprir a meta de superávit primário (economia para pagamento dos juros da dívida). Caso contrário, haverá necessidade de cortes mais profundos nos gastos públicos, afirmou o senador.