Brasília - Os novos diretores do Banco Central (BC), Altamir Lopes, de Administração, e Sidney Corrêa Marques, de Liquidação e Controle de Operações de Crédito Rural, vão ajudar a definir nesta quarta-feira (2/3) a taxa básica de juros, a Selic.
O plenário do Senado aprovou a indicação dos dois diretores ontem (1;), e hoje (2) o Diário Oficial da União traz a nomeação deles para os cargos. Assim, eles já podem participar como diretores, com direito a voto, da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC que define a taxa Selic.
Ontem, Altamir participou do primeiro dia de reunião do Copom ainda como chefe do Departamento Econômico do BC, sem direito a voto. Já Marques também esteve na reunião como convidado, segundo a assessoria de imprensa do BC.
Marques era chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação. Também foi publicada no Diário Oficial da União, a exoneração a pedido de Antonio Gustavo Matos do Vale, da Diretoria de Liquidações e Controle de Operações de Crédito Rural, e de Alvir Alberto Hoffmann, da Diretoria de Fiscalização.
Apesar das nomeações publicadas hoje, a diretoria do BC ainda não está completa. Ainda falta definir a indicação para a Diretoria de Estudos Especiais (cargo vago). O diretor Luiz Awazu Pereira da Silva atualmente acumula as diretorias de Assuntos Internacionais e de Normas do Sistema Financeiro. Quando forem definidos os nomes, os indicados terão que passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, serem aprovados pelo plenário da casa e nomeados pela presidenta Dilma Rousseff.
De acordo com a expectativa dos analistas financeiros que responderam à pesquisa Focus, feita pelo BC, a taxa básica de juros deve aumentar 0,5 ponto percentual, ficando em 11,75%.
A segunda parte da reunião do Copom inicia-se na tarde de hoje. O anúncio da taxa Selic deve ser feito à noite.