PARÍS - A gigante brasileira Vale registrou um lucro líquido de 17,3 bilhões de dólares em 2010, mais do que o triplo do que o resultado do ano anterior, que havia sido considerado pelo próprio grupo o melhor na história da indústria de mineração mundial.
"É o melhor resultado anual de nossa história, com cifras históricas de volume de negócios, resultado operacional, margens operacionais, capacidade de gerar tesouraria e resultado líquido", resume o grupo em um comunicado, que menciona resultados "estratosféricos".
Em 2010, o resultado bruto de exploração (Ebitda) ajustado triplicou, a 17,3 bilhões de dólares, enquanto o volume de negócios dobrou, a US$ 46,5 bilhões de dólares, segundo o comunicado da empresa.
Ao mesmo tempo, o grupo investiu 12,7 bilhões de dólares para preparar o crescimento futuro, com a abertura de novas minas de produção, que custaram US$ 6,7 bilhões à empresa.
A Vale também distribuiu três bilhões de dólares em dividendos entre os acionistas, e dois bilhões para a compra de ações. Também destinou um dividendo excepcional de um bilhão de dólares no fim de janeiro.
A empresa acredita que pode melhorar os resultados em 2011.
"Em um cenário de crescimento duradouro da demanda mundial de nossos produtos, dado o tamanho e a qualidade de nossos projetos de crescimento em espera, eu acredito que dias melhores nos aguardam", afirma o presidente da empresa, Roger Agnelli, no comunicado.