são Paulo ; Corretores, operadores e representantes da principal bolsa de valores brasileira e da maior bolsa chinesa participam hoje (22) do 1; Fórum de Mercado de Capitais Brasil-China. O evento busca aproximar o mercado de ações dos dois países e oferecer oportunidades de negócios para duas das maiores economias emergentes do mundo.
O fórum é promovido pela BM, de São Paulo, e pela Bolsa de Valores de Xangai. Nele, estão sendo debatidos a regulação dos mercados de capitais dos dois países, semelhanças, diferenças e possíveis convergências entre as economias de Brasil e China.
;Este fórum é para aumentar a cooperação entre os dois países e melhorar o posicionamento das economias;, disse o presidente da bolsa de Xangai, Zhang Yujun, durante seu discurso na abertura do evento, nesta manhã.
Segundo ele, a bolsa de Xangai e China como um todo estão interessadas em parcerias com o Brasil. Ele disse que as duas economias têm muito a evoluir e podem fazer isso juntas, já que são ;complementares;. Yujun ressaltou ainda que a comitiva da bolsa de Xangai, enviada ao Brasil para o fórum, é a maior já presente em eventos deste tipo.
O diretor executivo Financeiro e de Relações com Investidores da BM, Eduardo Guardia, confirma o interesse em cooperação. Ele disse, inclusive, que ela já começou há cinco anos.
Guardia afirmou que, em 2004, a bolsa brasileira abriu um escritório em Xangai para se aproximar do mercado chinês. Um ano depois, a BM firmou parceria de cooperação técnica com a Bolsa de Xangai e, ontem, fechou novo acordo para aprofundamento dessas ações conjuntas.
Segundo os executivos de Xangai e de São Paulo outros fóruns devem ser realizados para fortalecer ainda mais a integração. No próximo semestre, representantes da BM devem ser recepcionados pelos chineses em outro evento.