Jornal Correio Braziliense

Economia

Déficit orçamentário de Portugal cai 58,6% em um ano

Lisboa - O déficit orçamentário de Portugal diminuiu 58,6% em janeiro, com relação ao mesmo período do ano passado, anunciou este sábado o primeiro-ministro José Sócrates, que implantou um duro plano de austeridade para sanear as finanças públicas do país. O chefe do governo socialista confirmou a informação, publicada pelo semanário Expresso, segundo o qual o déficit da administração central, que exclui as locais e regionais, assim como as contas da previdência social, foi de 281,8 milhões de euros no mês passado contra 680 milhões em janeiro de 2010.

"A execução orçamentária de janeiro e a redução muito clara do déficit registrada pela imprensa são um bom indício para todo o ano", declarou Sócrates durante viagem a Vila Real (norte), antecipando a publicação, na segunda-feira, de dados oficiais mais detalhados. "A questão mais importante para a economia portuguesa é assegurar seu financiamento e que os comrpomissos internacionais que tomamos em matéria de redução do déficit sejam respeitados", disse.

Portugal, um dos países mais frágeis da zona do euro, enfrenta nos últimos dias um aumento da tensão nos mercados financeiros. O governo prevê levar o déficit público a 4,6% do PIB no fim de 2011, graças a um plano de austeridade que inclui a redução de salários do setor público, o congelamento das pensões, a supressão de serviços sociais e elevação de impostos.

Sócrates havia anunciado em janeiro que o déficit público de 2010 estaria "claramente abaixo das previsões" de 7,3% do PIB, após um desequilíbrio recorde de 9,3% em 2009.