Brasília ; Brasil e Portugal devem ter uma reunião de cúpula neste ano em território brasileiro. A informação foi prestada pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado. No entanto, ainda não há data definida.
Amado foi o primeiro chanceler europeu a visitar o Brasil sob o governo da presidenta Dilma Rousseff. ;É com enorme satisfação que participo desse encontro simbólico de ser o primeiro das relações exteriores a ser recebido no Itamaraty pelo novo governo em negociação bilateral;, afirmou o ministro de Portugal.
No encontro, foram tratados assuntos da agenda bilateral, situação econômica mundial, zona do Euro, além do conflito no mundo árabe. Pela manhã, o chanceler português foi recebido por Dilma.
Segundo Patriota, a ideia é que esse diálogo bilateral seja intensificado. ;Nossas empresas no setor privado estão interagindo. Há muitos investimentos de Portugal no Brasil e o Brasil também investe na economia portuguesa. Vamos retomar o termo de cumplicidade estratégica do tipo de troca de informações a partir de realidade geográfica e desenvolvimento econômico e social distintos, mas no mesmo desejo de se posicionar como ponte no mundo, entre civilizações;.