Jornal Correio Braziliense

Economia

AIE eleva previsão de demanda mundial de petróleo para 2010 e 2011

PARIS - A Agência Internacional de Energia (AIE) voltou a elevar a previsão de demanda mundial de petróleo para 2010 e 2011, respectivamente a 87,8 e 89,3 milhões de barris diários (mbd), fundamentalmente em consequência do consumo chinês.

Em um momento em que o barril de petróleo chegou a superar momentaneamente, no fim de janeiro, a barreira simbólica dos 100 dólares, em consequência dos distúrbios no Egito, a agência adverte em seu relatório mensal que a manutenção de preços elevados pode influenciar a recuperação mundial.

"A influência do petróleo sobre a economia mundial pode aproximar-se em 2011 de níveis que no passado coincidiram com uma desaceleração do ritmo econômico", afirma o documento.

Pelo quinto mês consecutivo, a AIE, que representa os interesses dos países ricos, elevou a estimativa da demanda demanda mundial de petróleo.

O consumo aumentou no ano passado em 2,8 milhões de barris diários (mbd) na comparação com 2009 (%2b3,3%), ano da crise, o que representa 120.000 barris diários a mais que o previsto no último informe.