Washigton - O presidente americano, Barack Obama, defendeu nesta segunda-feira (7/2) uma melhor relação com os empresários, ao solicitar sua ajuda para baixar o desemprego e impulsionar um programa de investimento para reativar a economia dos Estados Unidos.
Obama lançou seu chamado à cooperação diante da Câmara do Comércio americana, em um discurso no qual reiterou seu compromisso com os acordos de livre comércio com Colômbia e Panamá, pendentes de ratificação no Congresso desde 2006 e 2007, respectivamente.
"Estou aqui com a intenção de melhorar as relações", disse Obama diante da Câmara, situada a cerca de 200 metros da Casa Branca.
"Estou convencido de que podemos e devemos trabalhar juntos. Sem importar as diferenças que podemos ter, sei que todos repartidos uma profunda fé neste país, sua gente e os princípios que fizeram a economia americana a inveja do mundo", disse Obama.
Obama e a Câmara, principal grupo empresarial do país, tiveram tensas relações desde 2009, que se expressaram no apoio da organização a candidatos da oposição republicana frente aos democratas nas últimas eleições legislativas de novembro.